Blog

Como atenuar as rugas de expressão de forma minimamente invasiva?

O uso de neurotoxinas para atenuar as rugas de expressão constitui o procedimento estético mais realizado mundialmente, podendo ser realizado isoladamente, ou combinado a outros procedimentos minimamente invasivos ou procedimentos cirúrgicos, como as blefaroplastias, visando o rejuvenescimento.

A aplicação dessas substâncias tem como objetivo reduzir as rugas e linhas de expressão mais superficiais e suavizar as mais profundas, e está associada a um alto nível de satisfação entre os pacientes.

A duração do efeito é em média de 4 a 6 meses. Os principais pontos de aplicação na região periocular incluem os “pés de galinha”, a testa e a região entre as sobrancelhas.

As principais complicações e efeitos indesejados incluem: diplopia (visão dupla), ptose palpebral (queda da pálpebra superior), dificuldade de fechamento palpebral, elevação exagerada da cauda da sobrancelha, sorriso assimétrico, rosto “congelado” devido à aplicação em excesso, entre outras.  Embora as complicações sejam transitórias, elas podem causar grande transtorno ao paciente. Por isso, só realize esse tratamento com médicos treinados e experientes.

As Dras Tammy Osaki e Midori Osaki tem grande experiência com aplicação de neurotoxinas. São autoras de diversos capítulos e ministram inúmeras aulas sobre o assunto.