Blog

Apareceu uma bolinha na minha pálpebra

O aparecimento de lesões (“bolinhas”) nas pálpebras é relativamente comum e pode ou nâo ser grave.

Uma das causas mais comuns de aparecimento de “bolinha” na pálpebra é o hordéolo, também conhecido como terçol. O terçol consiste numa inflamação da pálpebra e geralmente vem acompanhado de dor ou sensibilidade na região da margem palpebral e vermelhidão local. Pacientes com rosácea costumam apresentar hordéolos de repetição.  Muitas vezes, é necessário o uso de pomadas de associação (anti-inflamatório/ antibiótico) para o tratamento, além da realização de higiene palpebral e compressas mornas. Hordéolos não tratados podem evoluir para um nódulo palpebral crônico, o calázio. Apesar de não ser grave, dependendo do tamanho, o calázio pode incomodar o paciente, podendo ser indicada remoção cirúrgica.

Papilomas são lesões palpebrais benignas, com crescimento lento e indolores. Geralmente incomodam os pacientes pelo seu aspecto estético. O diagnóstico é feito por meio do exame oftalmológico em lâmpada de fenda e essas lesões podem ser facilmente removidas com radiofrequência, um tratamento minimamente invasivo.

Cistos como o cisto de Moll também são causas comuns de “bolinha” nas pálpebras. Estes cistos tem aparência translúcida e crescimento lento. Podem ser tratados com radiofrequência ou esclerose. Algumas pessoas têm tendência a apresentar cistos de repetição.

Além das causas benignas citadas acima, o aparecimento de “bolinhas” nas pálpebras podem representar o início de tumores malignos, como o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular. Tumores malignos apresentam crescimento relativamente mais rápido, podem causar destruição da arquitetura normal da margem palpebral, costumam apresentar fissuras e muitas vezes estão associados à presença de crostas e perda de cílios no local. O diagnóstico precoce destas lesões é essencial, pois quanto mais tardio o tratamento desses tumores, mais difícil a reconstrução palpebral, além de aumentar o risco de invasão local e até mesmo à distância (metástases).

Se apareceu uma “bolinha” na sua pálpebra, procure o seu oftalmologista.

Dras Midori Osaki e Tammy Osaki são oftalmologistas com vasta experiência em Pálpebras. Ambas tem Doutorado pelo Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de S. Paulo (UNIFESP/ EPM).