Blog

ALONGAMENTO DE CÍLIOS e CÍLIOS POSTIÇOS podem trazer risco aos olhos?

Cílios longos e abundantes são considerados um sinal de beleza em muitas culturas e costumam gerar uma melhora na autoestima das mulheres. Além de suas funções estéticas, os cílios têm uma função protetora, protegendo o olho contra resíduos e ativando o reflexo de piscar. Para realçar os seus cílios, as mulheres costumam empregar uma série de técnicas. Além da maquiagem tradicional, cujos efeitos são temporários, hoje em dia há uma série de opções mais duradouras para melhorar a aparência dos cílios, incluindo extensões e produtos farmacológicos. 

O alongamento de cílios é um procedimento popular entre as mulheres, pois resulta em cílios mais volumosos e mais longos sem a necessidade do uso de máscara de cílios (rímel). 

A principal técnica de extensão dos cílios consiste em colar um fio sintético sobre cada cílio natural, com duração aproximada de 30 a 40 dias. A técnica de aplicação de tufos de fios sintéticos resulta em cílios volumosos, porém a durabilidade é de somente algumas horas.  Os cílios artificiais são normalmente mantidos em posição por cola à base de metacrilato. Tanto o metacrilato quanto o produto usado para remover os cílios artificiais podem causar reação alérgica em algumas pessoas.

Existem também produtos que estimulam o crescimento natural dos cílios (Latisse®). Estes contém uma substância pertencente ao grupo dos análogos de prostaglandinas (usados no tratamento de glaucoma) e podem ser usados para aumentar o comprimento e a espessura dos cílios. Alguns cosméticos tipo rímel são comercializados com a promessa de aumentar o comprimento, o volume e promover escurecimento dos cílios. Esses produtos contêm vários ingredientes, entre eles os análogos de prostaglandinas (ex: MD Lash Factor, RapidLash). Estes produtos melhoram  a estética dos cílios, porém o seu uso pode causar efeitos colaterais, como irritação ocular e manchas na pele. É importante passar com o seu oftalmologista para saber se você tem alguma contraindicação ao uso desses produtos.

Um tipo de cosmético que ganhou popularidade recentemente é o cílio postiço magnético. Existem 2 tipos de cílios magnéticos: (1) cílios que são fixados por meio de ímãs após o uso de um delineador com componente metálico aplicado às pálpebras; (2) cílios postiços com ímã, em que uma parte dos cílios postiços é colocada sobre os cílios e a outra parte, sob os cílios naturais. É importante saber que caso precise fazer um exame de ressonância magnética, você NÃO pode usar os cílios magnéticos no dia do exame. Um estudo recente mostrou que estes produtos podem se soltar e se tornar projéteis em movimento durante o exame, representando riscos à segurança dos seus olhos. Também é possível que cílios magnéticos mal posicionados se desloquem e causem danos à sua superfície ocular. O óxido de ferro existente na composição desses produtos também pode causar reações alérgicas.

As principais alterações que podem ocorrer decorrentes dos procedimentos para cílios são: inflamação na base dos cílios, ardor e irritação ocular, conjuntivite alérgica, contaminação por microorganismos, pigmentação da conjuntiva palpebral, manchas escurecidas nas pálpebras.

Cuide da saúde dos seus olhos. Caso você apresente sintomas oculares após realizar procedimentos para os cílios ou uso de cílios postiços, consulte o seu oftalmologista.