Blog

Por que a minha pálpebra treme?

Tremor nas pálpebras (Mioquimia)

O tremor na(s) pálpebra(s), chamado de mioquimia, consiste em contrações involuntárias do músculo localizado ao redor dos olhos. Nós não temos controle sobre esses tremores, que podem ser breves ou mais duradouros, podendo causar incômodo durante a realização das atividades do dia-a-dia.

Essa condição é relativamente comum, e geralmente afeta a pálpebra inferior de um dos olhos. Mioquimia na pálpebra superior e em ambos os olhos pode ocorrer, mas é menos frequente.

O tremor é uma resposta do organismo quando ocorre fadiga na musculatura palpebral. Geralmente é um sinal de cansaço/ estresse, sendo mais comum ocorrer quando a pessoa está sobrecarregada no trabalho ou passando por um momento de vida delicado. Estresse favorece o aparecimento dessa condição, pois os hormônios liberados nessa situação podem estimular a contração da musculatura palpebral.

Outras situações associadas ao aparecimento de tremores nas pálpebras incluem consumo excessivo de cafeína (café, chocolate, bebidas energéticas) e outros estimulantes, privação de sono, desidratação, uso excessivo do computador e outros dispositivos digitais, causando fadiga e ressecamento ocular.

Apesar de a grande maioria dos casos de tremor nas pálpebras ser esporádico e passageiro, é importante ressaltar que o tremor palpebral pode ser secundário a algumas doenças, como por exemplo espasmo hemifacial em fase inicial. Em alguns casos, o tremor pode ser persistente e pode ser necessário o tratamento com injeções de neurotoxina. Caso o seu tremor palpebral dure mais de 1 semana, é importante passar por uma avaliação com o seu oftalmologista.